Fazendo a Polinização nos Hibiscos Híbridos




Algumas pessoas estão nos enviando e-mails sobre como fazer a polinização nos Hibiscos Híbridos para a criação de novos tipos de flores, e isso nos motivou a escrever aqui um pouco da nossa experiência.


Poderíamos dizer que “não é tão simples” polinizar e conseguir produzir as sementes dos hibiscos, no sentido da frustração que as pessoas podem ter com as várias tentativas que não vão dar certas, mas na verdade, não é difícil criar novos tipos de flores através da polinização, mas requer um pouco de paciência e persistência. Então vamos lá:

1º) A polinização tem que ser feita assim que a flor abrir, para dar tempo do gérmen do pólen percorrer o longo caminho até o lugar (ovário) onde estão os óvulos (futuras sementes), antes que a flor murche.
Quando o pólen é colocado nos estigmas da flor, sairá de cada grão de pólen um apêndice, que vai crescendo e formando um Tubo Polínico que irá percorrer toda a extensão do pistilo, até chegar ao ovário. Cada tubo polínico tentará entrar num óvulo, e estes tubos polínicos estão trazendo os gametas masculinos que irão fecundar os óvulos.
Para você conhecer onde crescerão as sementes, abra a base (cálice) de uma flor de Hibisco e dentro você vai encontrar uma boa quantidade das futuras sementes (brancas) que ainda não foram fecundadas. 
Em média, o ovário do hibisco híbrido tem um total de 75 óvulos, distribuídos em cinco gomos independentes com 15 óvulos cada. Já o Hibisco Moscheutos citado no artigo do link abaixo, tem em média 138 óvulos no ovário.

Quem quiser ir fundo nesta questão, no link a seguir tem um farto material sobre o assunto, com diversos sub-links e referências de literatura:

http://www.amjbot.org/cgi/content/full/87/11/1656   


Veja também esta MARAVILHA DA NATUREZA que é a formação do Tubo Polínico na nossa próxima página, no endereço:
 


2º) Como fazer a polinização: Você vai pegar o pólen (aquele pozinho amarelo) de uma flor e colocar nos estigmas de outra flor (aquela que acabou de abrir). Os estigmas são as 5 rodinhas que ficam na ponta do tubo (pistilo) que sai do centro da flor.
Para colher o pólen de uma flor, o melhor é usar um cotonete, e então  levar este pólen até os estigmas da outra flor que você quer fecundar. Você pode também arrancar o pistilo que contém o pólen de uma flor e levá-lo até a outra flor, ou pode arrancar a flor inteira se quiser.
Ao encostar os polens nos estigmas da flor que você quer polinizar, eles vão colar nos estigmas, que vão ficar todos amarelos. Está feita à polinização.

Colhendo o Pólen dos Estames de uma Flor     Colocando o Pólen nos Estigmas de outra Flor

Veja neste link abaixo o espetáculo que é um grão de pólen de hibisco visto por um microscópio eletrônico. 

http://www.izzobr.com/hibiscos/Fotos/Hibiscus/Polen/PolenHibisco.html 

 
3º) Marque a flor que você polinizou: No cabinho da flor que foi polinizada, com cuidado coloque uma fita adesiva (fita “Crepe” por exemplo), onde nesta fita está escrita a identificação da flor mãe, da flor pai (de onde veio o pólen) e a data em que foi feita a polinização, para quando você guardar e depois plantar as sementes, saber quem é quem.


4º) Protegendo a flor que foi polinizada: Caso os estigmas da flor estejam expostos à luz direta do Sol, ou se está parecendo que vai chover, envolva o pistilo com um pouco da mesma fita adesiva mencionada acima, fazendo uma curva em volta dos estigmas.
O Sol pode ressecar o pólen e os estigmas, prejudicando ou impedindo a germinação do pólen e a formação do tubo polínico; e a água da chuva mata o pólen.

Fita identificando a flor Mãe e a flor Pai         Fita protegendo os Estigmas



5º) A flor vai murchar e cair, mas a cápsula com os óvulos fecundados vai ficar presa naquela haste (cabinho) que você marcou. A maioria não vai dar certo, provavelmente porque não deu tempo do tubo polínico chegar até os óvulos e fecundá-los, e é aí que a sua paciência e persistência vão ser testadas.
A cápsula vai crescer e agora é só esperar o desenvolvimento das sementes dentro da cápsula. Pode levar de 6 semanas a 3 meses para as sementes ficarem prontas. 

Cápsula de sementes em desenvolvimento     Cápsula de sementes em desenvolvimento



6°) Quando a cápsula já seca começar abrir, retire-a da planta e colha as sementes. Se você esquecer de colher na hora certa, as sementes vão cair e provavelmente você vai perdê-las.

Tem vezes que estamos acompanhando e esperando por longo tempo um conjunto de sementes amadurecerem em uma determinada planta, e em uma outra planta, sem “estar na hora”, de repente as sementes já amadureceram e estão caindo. Estamos agora colocando um pequeno saco plástico (com uns furinhos para ventilação) envolvendo a cápsula e amarrado na haste, para estas surpresas de amadurecimento mais rápido. As sementes caem dentro do saco e não são perdidas.

Nos nossos Hibiscos, para cada flor polinizada (quando dá certo), as sementes que se formaram em cada cápsula variaram na quantidade de 2 a 31.

Sementes de Hibisco prontas para plantar       Sementes identificadas guardadas em saquinhos

7°) Guarde cada conjunto de sementes em saquinhos plásticos diferentes, e dentro de cada saquinho, junto com as respectivas sementes, coloque aquela mesma fita que estava no cabinho da flor com a identificação da flor mãe e da flor pai, para depois você saber quem são os pais das novas plantas que vão nascer de cada semente.



8º) Você pode plantar as sementes em vasinhos, sacos plásticos ou numa sementeira. Ponha uma etiqueta de identificação para depois você saber quem são os pais das mudas que vão nascer.
Para sementes em geral, já existe uma regra dizendo que a profundidade que a semente deve ser plantada é de 3 vezes o tamanho da semente.

http://www.izzobr.com/hibiscos/Fotos/Hibiscus/Sementeira7semanas.html

Mudas de Hibiscos        Mudas de Hibiscos

Após a terceira semana já começa a germinação de algumas sementes. Já li que algumas sementes de hibisco podem levar meses e até mais de 1 ano para germinar. Existem processos para acelerar a germinação, mas em outra oportunidade poderemos falar sobre eles.

Novas Mudas de Hibiscos          Mudas de Hibiscos Híbridos com 11 meses

De cada nova planta nascerá uma flor diferente, que nunca existiu uma exatamente igual no mundo, e que será uma surpresa no tamanho, na cor, no desenho das cores e na forma da flor, que poderá ser uma flor simples ou dobrada.
No endereço abaixo você pode acompanhar o desenvolvimento de uma muda de Hibisco Híbrido, desde o nascimento até surgir a primeira flor.

http://www.izzobr.com/hibiscos/Fotos/Hibiscus/Sementes/Sementes.html




Exemplos de flores de hibiscos polinizadas:

   Exemplos de flores de hibiscos polinizadas                 Exemplos de flores de hibiscos polinizadas


Exemplos de flores de hibiscos polinizadas                     Pistilo, estame, estigmas e ovário 




Quem tiver alguma pergunta ou sugestão pode nos enviar um e-mail clicando aqui.



Últimos visitantes

Recent visitors


Rita e Clésio


Ir para a página das mudas de hibiscos a partir das sementes      Voltar para a página Flores, Jardins e Paisagismo      Ir para a página sobre o Tubo Polínico






Em todas as páginas:
Free counters!